RELATO PESSOAL


          Buscando com que os alunos percebam quais são as características fundamentais que compõe a própria vida foi desenvolvido com os alunos do 3º ano do EPI juntamente com a professora Sandra Stacke, o trabalho com o gênero textual RELATO PESSOAL.
O objetivo mais amplo desse trabalho foi fazer com que os alunos refletissem sobre o seu modo de viver (sua família, sua casa, sua escola, etc.), percebendo que as crianças de outros lugares do mundo apresentam semelhanças e diferenças em relação a eles e que isso é construído socialmente, ou seja, de acordo com a cultura na qual se está inserido.
Primeiramente foi feita leitura de vários relatos pessoais de crianças retirados do livro “Crianças Como Você” (Barnabas e Anabel Kindersley, Editora Ática).


 

 Após, com o auxilio das sugestões listadas abaixo, cada aluno buscou as informações conforme sua vivência, em seguida, usando as mesmas informações sugeriu-se a organização em forma de texto, assim cada um produziu seu relato pessoal. 
 
1. NOME COMPLETO -SIGNIFICADO DO NOME- ASSINATURA – IDADE
2. LOCAL DE MORADIA (PAÍS/ESTADO/CIDADE/BAIRRO E RUA)
3. FAMÍLIA (NOME DOS PAIS, IRMÃOS, PROFISSÃO DOS PAIS)
4. BRINQUEDOS
5. CASA
6. ESCOLA
7. AMIGOS
8. ATIVIDADES QUE PRATICA – COISAS QUE GOSTA DE FAZER
9. O QUE QUER SER QUANDO CRESCER
10. ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
11. ROUPAS – CALÇADOS- ACESSÓRIOS
12. COMIDAS – BEBIDAS

        Com os relatos escritos e prontos cada aluno produziu um cartaz (semelhante ao das crianças do livro “Crianças Como Você”) em que esteja representado o seu modo de vida em texto, fotos e ilustrações.


















Comentários

  1. Interessante o trabalho professora Sandra e alunos envolvidos, que bom quando oportunizamos aos alunos a fazer uma reflexão sobre a vida e a se conhecerem melhor. Parabéns Professora e alunos pelo lindo trabalho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Deixe aqui um comentário"

Postagens mais visitadas deste blog

ALUNOS DO 5° ANO REALIZAM FORMATURA DO PROERD

O Sapo Comilão

Palestra sobre Bullying