RESGATE DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PLAC
3
Atividade 01 Ação 03. Avaliação da Experiência, Avanços, Desafios e Alternativas.
Organização e realização da
experiência de uso das TDIC vinculadas às áreas específicas do conhecimento –
Intervenção.
Profª Responsável: Silvia Ines Coneglian Carrilho de Vasconcelos
Profª Responsável: Silvia Ines Coneglian Carrilho de Vasconcelos
Tutoras a
Distância: Andrea, Edionete, Jessica e Michelle.
TEMA
- Resgate de Brinquedos e Brincadeiras x Ludicidade
Moderna.
AVANÇOS,
DESAFIOS E ALTERNATIVAS.
O Objetivo Geral desse trabalho teve como foco
principal o Resgate de atividades lúdicas que nortearam as brincadeiras e os
brinquedos dos pais e avós de nossos alunos em paralelo a ludicidade moderna, proporcionando
também as crianças momentos de alegria e diversão.
O Projeto envolveu as famílias nos legados das
brincadeiras e brinquedos de sua época estabelecendo momentos de resgate e
troca de experiências entre avós, pais e filhos, efetuando uma relação entre os
brinquedos modernos e antigos.
Através da pesquisa também observamos como as
crianças de outras nacionalidades brincam e aprendem brincando, correlacionando
com a sua realidade, sendo que a experiência foi registrada através de observações, pesquisas, apresentações, produção de
textos, ilustrações, vídeos, questionários, fotos, filmagens e postagem no Blog
da Escola no endereço eletrônico (emitrancoso.blogspot.com).
Os resultados durante o processo de desenvolvimento
do projeto foram significativos, foram muitas as experiências compartilhadas, descobertas
e desafios, especialmente nas pesquisas realizadas na Internet e vídeos
visualizados pelos alunos, através dos quais buscaram inspiração para construir
junto com sua família o seu brinquedo.
O momento em que socializaram os brinquedos foi
emocionante, pareciam estar vivendo a época, se inseriram nesse mundo brincante
manifestando diferentes olhares e toques diante de tanta criatividade e
satisfação de poder compartilhar com os colegas um pouco da história que marcou
a infância de seus avós, pais ou outro familiar. A experiência comoveu todos os
professores participantes com a certeza de que é preciso valorizar a história
das gerações mais antigas mesmo que na ludicidade.
A interação e troca dos diferentes brinquedos que
se deu na hora do brincar na Praça Municipal, foram surpreendentes, tendo em
vista que cada um havia aprendido junto com quem confeccionou o brinquedo como
se deveria proceder para poder brincar e se divertir. Foi criado um ambiente
real, vivendo o ambiente histórico dos brinquedos apresentados, desses alguns
muito diferentes do mundo atual.
Outro momento importante foi à entrevista
realizada com as avós de alunos e a aplicação de questionário com produção
textual, bem como a produção de vídeos pelos alunos que retrataram muito bem a experiência
realizada com a família fazendo um paralelo a ludicidade moderna.
No decorrer do Projeto algumas dificuldades e
resistências foram observadas, o domínio
com algumas tecnologias, bem como a timidez na hora da socialização relacionada
à linguagem e oralidade com o uso do microfone. A prática imprimida fez com que
percebêssemos que o tempo disponibilizado para o desenvolvimento do Projeto foi
pouco tendo em vista o trabalho interdisciplinar e a sua importância aos
alunos.
Destacamos a concentração na hora da apresentação do
brinquedo pelos alunos que também chamava a atenção dos mesmos em razão da
curiosidade pelo brinquedo do colega que aguardava a sua apresentação.
Vivenciamos
momentos significativos e constatamos que com o desenvolvimento desse Projeto
os alunos foram coautores da sua produção mediados por familiares e
professores, apresentando um rendimento maior no processo ensino aprendizagem e
Show na criatividade.
Diante
do exposto pode-se concluir que a escola quando integra as tecnologias no
currículo e planeja ações que vem ao encontro do trabalho interdisciplinar
consegue aproximar mais os alunos e cultura digital, tornando a aprendizagem
mais atrativa e relevante ao mundo que os cerca.
As tecnologias são assim um grande aliado da
Educação que busca o desenvolvimento integral do aluno do qual a escola não
pode ficar mais a mercê e ignorar esse processo que faz parte do contexto
histórico, social e cultural.
Seguem fotos e vídeo sobre a prática desenvolvida.
Lançamento
do Projeto
1º Ano
2º Ano
3º Ano
4º Ano
5º Ano
Jucinei: Aluno do
3º Ano apresentando o seu brinquedo construído com a ajuda dos pais para a
turma.
Brinquedos confeccionados pelos alunos.
Integrando as tecnologias ao Projeto
Stop Motion em ação
Destaca-se que toda a prática desenvolvida através
das produções dos alunos houve a integração e interação com as TDIC. Isso fez
com que os mesmos sentissem a importância do resgate histórico e contexto em
que estão inseridos.
Observou-se que é possível haver integração entre
tecnologias e currículo de forma interdisciplinar quando há um processo de ação
coletivo através de pesquisas, planejamentos, estudos e atividades onde os
alunos são protagonistas do processo ensino aprendizagem através da mediação
dos professores.
Comentários
Postar um comentário
"Deixe aqui um comentário"