UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC. ESPECIALIZAÇÃO EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL. CURSISTA: DELSI SODER NYLAND.

PLAC 3 - ATIVIDADE 2 - PRODUÇÃO DE NARRATIVA CONCLUSIVA DA TRAJETÓRIA DO CURSISTA NO CURSO.
Profª. Silvia Ines Coneglian Carrilho de Vasconcelos.
Tutora Profª. Michele.

REGISTRO DO OLHAR, APRENDIZAGENS, EMOÇÕES, DESCOBERTAS, CAMINHOS E POSSIBILIDADES PARA A CULTURA DIGITAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E NA ESCOLA

           No dia vinte e cinco de Agosto do ano de dois mil e catorze, iniciou-se uma nova etapa de aprendizagem ofertada aos profissionais da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Curso de Especialização Educação na Cultura Digital. Com vários módulos de estudo ofertados, iniciando pelo PLAC1, dando sequencia ao PLAC2, NB1, NB2, Núcleo Específico e atualmente estudando o PLAC3, todos com o objetivo de contribuir para formar educadores para integrar, crítica e criativamente as tecnologias digitais de comunicação e informação aos currículos escolares através de aspectos centrais de metodologia que residem na articulação entre estudo, reflexão crítica e experiência.
     No decorrer do processo de estudos até aqui realizado e experiência da prática realizada, observou-se que tudo no mundo está sujeito a constantes mudanças, e nesse sentido a educação não pode ficar a mercê e precisa se inteirar nesse processo, tendo em vista que as ações e transformações que acontecem na natureza e sociedade se refletem profundamente no ambiente escolar, especialmente na sala de aula, onde os alunos expressam a sua cultura, seus anseios, suas angústias, sentimentos e conhecimentos sobre o mundo onde vivem.
        Outro ponto relevante é a minha experiência ligada ao ensino com o uso das TDIC de aproximadamente doze anos em Escolas da Rede Pública Estadual com turmas do Ensino Fundamental. Esse período tem me proporcionado momentos de avaliação sobre a importância que as TDIC exercem no processo de ensino e aprendizagem.
          A minha primeira experiência com o uso de tecnologias  foi no dia sete de abril de 1995, quando na oportunidade iniciei ministrando cursos de Datilografia. Em 1999, superando a fase da máquina de escrever iniciei ministrando cursos de Informática. No ano de 2001, fui chamada para trabalhar em escola Pública Estadual com alunos do Ensino Fundamental em projeto de Informática no contra turno. Paralelamente a este trabalho iniciei a minha formação pedagógica pela Universidade Estadual de Santa Catarina, UDESC.
       Dando continuidade as trajetórias estudantis, ingressei no curso de Pós Graduação Especialização Educação Infantil, Séries Iniciais e Gestão Escolar pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras AUPEX de Santa Catarina. No ano de 2012 conclui o Curso de Especialização Mídias na Educação pela Faculdade Federal do Rio Grande – FURG, do Estado do Rio Grande do Sul. Em 2014 conclui o Curso de Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (IFSC). Em 2014 iniciei o Curso de Especialização Educação na Cultura Digital, essa formação está trazendo profundas reflexões e mudanças quando a inserção das TDIC na prática, currículo e no processo coletivo de ensino e aprendizagem. Os fatores que me motivaram a realizar esse curso inicialmente foi a minha experiência pedagógica com o uso da Mídia Informática de aproximadamente doze anos e a influência de colegas de trabalho que acompanham o meu trabalho. A trajetória de estudo até então percorrida foi além das expectativas e modificaram o meu pensar e olhar frente a minha prática pedagógica.
              Na Escola Professor Manuel de Freitas Trancoso onde trabalho no Projeto Mais Educação dez horas semanal com alunos de Séries Iniciais de 1º ao 5º ano, com a Disciplina Ciências Tecnológicas onde desenvolvo a minha prática com o uso das TDICS, os alunos realizam as atividades na lousa e posteriormente no computador. Seguimos um planejamento mensal com todos os professores que trabalham no projeto, inclusive os professores titulares para assim encaminhar e definir os conteúdos e atividades a serem trabalhadas e que estão sendo desenvolvidas.
             Durante toda a trajetória do curso muitos ganhos, vivências e novas possibilidades de inserção da Cultura Digital na prática pedagógica foram observados individualmente e no Coletivo da Escola. Porém, percebe-se ainda que há resistências relacionada ao uso das TDICS, especialmente do celular relacionado a falta de segurança e domínio necessário com relação a aplicação dos conteúdos e interação entre a máquina e com o aluno. Por outro lado, se verifica que esse processo de quebra de paradigma e superação de barreiras gradativamente vem sendo superado e alcançado através de capacitações e troca de experiências do grupo docente.
          Procuro na prática pedagógica diária fazer uso de todos os softwares que são parte do Linux Educacional 4.0. Além da Internet, em sites educativos, pesquisas, vídeos e jogos, procuro indicar aos alunos sites de pesquisa com links vinculados aos conteúdos, para que assim não se percam no emaranhado mundo de informações disponíveis e para que possam explorar ao máximo esse recurso de aprendizagem.
          Nessa perspectiva o mundo midiático oferece um emaranhado mundo de recursos audiovisuais que possibilitam diferentes formas de aprendizagem e que facilitam a compreensão dos objetivos imprimidos para além do coletivo da escola.
       Se inteirar no mundo de nossos alunos, implica em um novo olhar sobre a nossa prática pedagógica para com a sua realidade. Trabalhar os conteúdos objetivando resultados que favoreçam o desenvolvimento intelectual e profissional é um desafio para nos imigrantes digitais, porém, imprescindível e relevante para os nativos digitais.
          As prática pedagógica só será modificada se introduzirmos as TDIC de maneira eficaz como recurso de aprendizagem. Os planejamentos, diálogos, pesquisas e a cooperação em grupo assumem importantes dimensões na educação. Nesse contexto, é necessário que a escola através de seus gestores invista em condições favoráveis para o uso das tecnologias digitais, estimulando e incentivando seus professores para inseri-las na sua prática e nos planejamentos coletivos. 
          Destaco a fala de Chagas (1980), quando foram realizados estudos e debates sobre a profissão docente e que tinha o objetivo avaliar o trabalho dos professores quanto ao enfoque no sistema econômico e social que estabelecia limitações ao discente sobre a criticidade em relação aos temas propostos. A filosofia proposta pelos professores não agregava liberdade crítica, apenas alienava o educando ao sistema de interesse da elite, distanciando-se da realidade do aluno.
BISCARO (2012), destaca que a identidade profissional docente de origem latina que significa igualdade e continuidade, a qual nos faz compreender melhor a nossa identidade pessoal, tem a responsabilidade de formar discentes capazes de construir a sua própria história pessoal e profissional que dê sentido ao seu trabalho a partir de relações sociais que estabelecem a sua autonomia profissional.
          Nesse contexto, diante de uma nova realidade, os cenários da educação evoluíram, exigindo a inserção de profundas mudanças que remetem principalmente ao uso das ferramentas midiáticas e que permitem aproximar a realidade vivenciada pelos alunos com a prática desenvolvida em sala de aula.

Abrir a escola para o mundo é uma das condições para sua sobrevivência com dignidade, nessa travessia de milênio. O novo espaço escolar é o planeta, porque a Terra tornou-se nosso endereço, para todos. O avanço tecnológico ampliou o espaço escolar. O novo paradigma educativo funda-se na condição planetária da existência humana. (GADOTTI, 2000, p. 18).

          Segundo Gadotti (2000), é necessário que a equipe gestora e administrativa, juntamente com o corpo discente promovam ações e mudanças no processo pedagógico para que os nossos alunos se tornem elementos reflexivos e críticos diante da realidade e desafios da vida, preparando-os melhor para viverem em sociedade e a serem protagonistas do conhecimento histórico e cultural. Alerta para que a escola fique atenta para acompanhar as mudanças que vem acontecendo no mundo e se insira nesse processo, sempre que apresenta características e influências educativas.
           É perceptível no decorrer do curso a importância do trabalho coletivo na escola e a inserção das tecnologias digitais em todas as disciplinas para que possamos receber os nossos alunos em um ambiente renovado e resinificar as concepções pedagógicas, reencantando o seu papel e construindo algo que permaneça na escola e nas ações coletivas.
          Aprender e ensinar na Cultura Digital implica na organização do tempo e espaço escolar, superar novos desafios, cenários e sentidos, ser multiplicador da nova cultura digital associando à teoria a prática.
           A nossa escola no início do curso apresentava grandes dificuldades para incorporar as TDIC na prática pedagógica em quase todas as disciplinas, atualmente verifica-se que estão a cada dia ocupando mais espaço no processo ensino-aprendizagem.
         Os professores utilizam o computador para pesquisas e produções que complementam os conteúdos de suas disciplinas. O multimídia para apresentações de trabalhos, vídeos e filmes relacionados aos conteúdos das disciplinas. A Internet para complementar o conteúdo do livro didático, baixar vídeos, filmes e produções relacionadas aos conteúdos. O rádio para noticiários e através da música trabalham a linguagem, movimento e relaxamento que auxiliam no processo da alfabetização. A câmara filmadora é utilizada para fazer filmagens de comerciais, telejornais, narrativas, documentários, e apresentações em geral. A câmara fotográfica é utilizada para capturar fotos e fazer montagens, registros das atividades e montagens de vídeos relacionados aos conteúdos.
          Outro ponto positivo a ser destacado são os Planejamentos coletivos onde se procura ter sempre em pauta para discussão a formação continuada dos professores e a importância de se inserir em nossos planejamentos e prática pedagógica relacionada ao uso das TDIC, tendo em vista toda uma realidade imersa no mundo digital.
         A nossa escola disponibiliza recursos tecnológicos suficientes para atender as necessidades básicas do uso das TDIC na prática educativa. Alguns desafios são vivenciados, a exemplo de poucos equipamentos, problemas técnicos, lentidão no processamento dos programas de computadores, lentidão no acesso a Internet, equipamentos velhos e desatualizados.
             Por outro lado, nos deparamos com muitas lembranças significativas e gratificantes na prática pedagógica, especialmente quando os resultados são alcançados e percebidos no dia a dia em sala de aula e no ambiente escolar. Verificarmos ainda em épocas da Cultura Digital que há uma grande parcela de alunos ainda distantes do mundo digital, essa distância e disparidade de conhecimento é percebido em sala de aula, quando instigados a lidar com as tecnologias, a exemplo do computador, celular e outras, o que nos remete inicialmente a todo um trabalho instrutivo e técnico de uso dessas tecnologias para que posteriormente possamos encaminhar atividades pedagógicas.
          A escola nesse sentido está fazendo a sua parte, conectando-se a nova Cultura Digital, buscando soluções e melhorias junto aos órgãos competentes para proporcionar a equipe docente melhores condições de trabalho com o uso das TDIC. Percebe-se por parte dos professores que os alunos estão sendo instigados a usufruir desses meios para ampliar os conhecimentos e socializar informações em rede. Os Blogs, e-mails e site próprio da escola são alternativas interessantes para ampliar a aprendizagem dos alunos e professores em rede, além da troca de experiências, interação síncrona e assíncrona que permitem a participação e interação coletiva e consequentemente ampliam e enriquecem a aprendizagem.
               No decorrer do curso as aprendizagens foram e continuam sendo significativas, possibilitam um entendimento melhor sobre o uso das TDIC na prática pedagógica. Além de proporcionar estratégias diferentes de ação pedagógica que orientam a trilhar por caminhos diferentes a do uso do giz e quadro negro, da aula expositiva e do uso do livro didático, promovendo novos processos de aprendizagens, além de oferecer alternativas para superar as dificuldades ligadas à falta de tempo para planejamento e organização das atividades com significações para os alunos.
              Se inteirar com o novo, se envolver com a realidade dos nossos alunos é missão do educador dinâmico, responsável e comprometido com o fazer pedagógico. O caminho que estamos percorrendo nos trará um suporte pedagógico sólido com contribuições e resultados positivos no contexto pedagógico da escola em favor da Nova Cultura Digital e sociedade como um todo.
              A formação voltada à prática remete a uma certeza de que para completar toda a produção de conhecimento com sucesso, e torna-lá prazerosa para o educando, é necessário à inserção da cultura digital a prática curricular.
      Desta forma, todas as atividades e conteúdos propostos pelo curso contribuíram significativamente na construção de uma consciência efetiva da importância das TDIC na prática escolar diante dos desafios propostas pela cultura digital, iniciando assim uma superação de conflitos entre os imigrantes digitais para com os nativos digitais.


REFERÊNCIAS

BISCARO, Lára Castegnaro. Prática e investigação educativa I / Lára Castegnaro Biscaro. - 2. ed. rev. e atual. - Joaçaba : Unoesc Virtual, 2012.
 
CHAGAS, V. O ensino de 1º e 2º graus: antes, agora e depois? (2. ed.) São Paulo: Saraiva, 1980: 385p.

GADOTTI, M. e colaboradores. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

LUCENA, C.J.P.; FUKS, H.: Professores e aprendizes na Web: a educação na era da Internet. Org. Nilton Santos. Rio de Janeiro: Clube do Futuro: 2000 , ISBN 85-88011-01-8.

LIBÂNEO, José Carlos. Conceito de método de ensino. In: ____ Didática. São Paulo: Cortez, 1991, p. 150.

___________.SANTA CATARINA. Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação. [Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica] / Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação – [S.I.] : [S. n.], 2014. 192 p. : il. Color. ; 30 cm.

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